Torre de lavagem de gases: veja como o serviço de manutenção pode qualificar o processo - FluidFeeder

Torre de lavagem de gases: veja como o serviço de manutenção pode qualificar o processo

Uma torre de lavagem de gases consiste em uma estrutura feita com o objetivo de coletar gases prejudiciais ao meio ambiente. Esses gases são neutralizados e, posteriormente, eliminados, não causando danos ao meio ambiente.

Os gases coletados são despoluídos por meio de um processo de neutralização utilizando solução aquosa com adição de produtos químicos adequados para cada gás contaminante. Ao fim do processo, o ar contaminado que passa pela torre, fica livre de qualquer tipo de gás poluente.  

Porém, para que os resultados sejam satisfatórios, a torre de lavagem de gases necessita de manutenção periódica. Alguns cuidados são essenciais para qualificar o processo. Confira detalhes a seguir.

Realizando a manutenção da torre de lavagem de gases

A manutenção desse tipo de estrutura precisa ser feita por uma equipe especializada, com conhecimento dos equipamentos e entendimento do sistema. Caso contrário, a manutenção pode ser feita de maneira incorreta, trazendo prejuízos para a indústria.

Assim sendo, uma manutenção desse tipo de estrutura envolve:

  • Esvaziamento da torre para avaliação;
  • Reparos de vazamentos em soldas, tubulações, conexões, etc;
  • Além disso, revisão de motores de bombas e exaustores;
  • Revisão de instrumentações, como manômetros, analisadores de pH, chaves de nível e fluxo, entre outros;
  • Substituição de peças defeituosas e/ou desgastadas;
  • Por fim, remontagem e testes de funcionamento.

Importância da manutenção

Quando falamos em indústria, qualquer tipo de manutenção é muito benéfico para suas atividades. No caso da torre de lavagem de gases, isso não é diferente. Ela propicia um melhor desempenho do equipamento, garantindo sua eficiência. Além disso, a manutenção previne problemas maiores no futuro, diminuindo os gastos e prejuízos. Assim, o custo-benefício de se realizar uma revisão é excelente.

Outro ponto importante é que uma torre de lavagem de gases trabalha com diferentes níveis de temperatura e umidade. Por isso, o material que compõe essas estruturas pode sofrer com vários tipos de intempéries. Dessa forma, a manutenção mantém a torre em pleno funcionamento, minimizando os riscos de falhas e contribuindo para a segurança de todos.

Levando tudo isso em consideração, podemos elencar as vantagens de fazer a manutenção na torre de lavagem de gases, como por exemplo:

  • Prevenção de acidentes;
  • Prevenção de problemas em relação à operação da torre;
  • Melhor desempenho/eficiência;
  • Minimiza os prejuízos causados por uma possível falha em algum componente;
  • Por fim, contribui para a segurança de todos os funcionários.

Conte com uma manutenção adequada para torre de lavagem de gases

A Fluid Feeder possui experiência quando o assunto é lavador de gases. Trabalhamos com dois tipos de tecnologias e com o que há de melhor no mercado nacional e internacional. Nossa equipe é especializada e pode te orientar e tirar dúvidas sobre as torres de lavagem de gases.  Nossos equipamentos são desenvolvidos com o objetivo de atender de forma eficiente as demandas da indústria. E, por isso, a durabilidade e performance são prioridades da Fluid Feeder. Acesse nosso site e saiba mais. Qualquer dúvida, converse com nossa equipe e conte conosco.

Solicitar Orçamento

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital