Fluid Feeder

Entenda o processo de desinfecção da água com cloro

Entenda o processo de desinfecção da água com cloro

O processo de desinfecção da água com cloro se dá através da adição do Cloro (Cl2) na água. A partir de então, este irá anular toda a atividade dos patógenos que estejam presentes na água, deixando-a apta para o consumo humano.

Quando o Cloro é dissolvido na água, ele sofre uma reação química formando ácido hipocloroso + o íon hipoclorito. O ácido hipocloroso tem um alto poder bactericida, sendo ele o maior responsável pela desinfecção da água com cloro no qual é colocado em contato.

O que diz a lei sobre o processo de desinfecção de água com cloro?

A legislação vigente a respeito da desinfecção de água com cloro diz que: “Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita a vigilância da qualidade da água.” Capítulo I, art. 2º da Portaria nº. 518, de 25/04/2004 do Ministério da Saúde.

Além disso, a utilização do cloro na desinfecção da água com cloro deve ser realizada dentro da dosagem determinada pela portaria nº. 518 do M.S. que assegura eficiência e não é considerada nociva à saúde do ser humano.

Etapas do processo de desinfecção da água com cloro

Para que o processo de desinfecção da água com cloro seja bem sucedido em uma estação de tratamento é preciso que ela seja submetida a três etapas básicas de cloração, que são:

  1. Pré-cloração

Assim que a água chega à estação de tratamento de água, é adicionado Cloro. Esse processo é realizado para que a eficiência no controle de microrganismos, algas e metais seja aumentado.

Essa fase da desinfecção da água com cloro é considerada agressiva e necessita de instrumentos eficientes para que haja alta performance e resultados 100% eficazes.

  1. Pós-cloração

Na segunda fase do processo de desinfecção da água com cloro é feita a última adição de Cloro antes da água sair da ETA. Essa etapa é realizada para que a Portaria nº 2.914 publicada pelo Ministério da Saúde de 12/12/11, que estabelece padrões de potabilidade da Qualidade da Água para Consumo Humano, seja cumprida.

  1. Recloração

Finalmente, temos a terceira e última etapa que é a de recloração. Nesse processo da desinfecção da água com cloro é adicionado partes pré-determinadas de cloro de no mínimo 0,2 ppm  para a distribuição de água.

Além da realização desse processo, é fundamental que as pessoas compreendam a necessidade da desinfeção da água com cloro para a prevenção de doenças de origem hídrica.

A Fluid Feeder trabalha com os melhores sistemas de desinfecção de água com cloro. Quer saber mais sobre nossos produtos? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Crédito: suriya silsaksom / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital