Entenda o processo de desinfecção da água com cloro - FluidFeeder

Entenda o processo de desinfecção da água com cloro

Entenda o processo de desinfecção da água com cloro

O processo de desinfecção da água com cloro é dividido em três etapas fundamentais para o sucesso na operação.

Atualizado dia 09 de Setembro de 2021
O processo de desinfecção da água com cloro se dá através da adição do Cloro (Cl2) na água. A partir de então, este irá anular toda a atividade dos patógenos que estejam presentes na água, deixando-a apta para o consumo humano.

Quando o Cloro é dissolvido na água, ele sofre uma reação química formando ácido hipocloroso + o íon hipoclorito. O ácido hipocloroso tem um alto poder bactericida, sendo ele o maior responsável pela desinfecção da água com cloro no qual é colocado em contato.

O que diz a lei sobre o processo de desinfecção de água com cloro?

A legislação vigente a respeito da desinfecção de água com cloro diz que: “Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita a vigilância da qualidade da água.” Capítulo I, art. 2º da Portaria nº. 518, de 25/04/2004 do Ministério da Saúde.

Além disso, a utilização do cloro na desinfecção da água com cloro deve ser realizada dentro da dosagem determinada pela portaria nº. 518 do M.S. que assegura eficiência e não é considerada nociva à saúde do ser humano.

Etapas do processo de desinfecção da água com cloro

Para que o processo de desinfecção da água com cloro seja bem sucedido em uma estação de tratamento é preciso que ela seja submetida a três etapas básicas de cloração, que são:

  1. Pré-cloração

Assim que a água chega à estação de tratamento de água, é adicionado Cloro. Esse processo é realizado para que a eficiência no controle de microrganismos, algas e metais seja aumentado.

Essa fase da desinfecção da água com cloro é considerada agressiva e necessita de instrumentos eficientes para que haja alta performance e resultados 100% eficazes.

  1. Pós-cloração

Na segunda fase do processo de desinfecção da água com cloro é feita a última adição de Cloro antes da água sair da ETA. Essa etapa é realizada para que a Portaria nº 2.914 publicada pelo Ministério da Saúde de 12/12/11, que estabelece padrões de potabilidade da Qualidade da Água para Consumo Humano, seja cumprida.

  1. Recloração

Finalmente, temos a terceira e última etapa que é a de recloração. Nesse processo da desinfecção da água com cloro é adicionado partes pré-determinadas de cloro de no mínimo 0,2 ppm  para a distribuição de água.

Além da realização desse processo, é fundamental que as pessoas compreendam a necessidade da desinfeção da água com cloro para a prevenção de doenças de origem hídrica.

Conheça alguns dos principais equipamentos de tratamento de água com cloro

Explicado o processo de desinfecção da água utilizando o cloro, vale destacar alguns dos equipamentos utilizados para o tratamento da água a partir do mesmo:

Gerador de Cloro

Também conhecido como gerador de hipoclorito de sódio, o gerador de cloro industrial é utilizado na etapa de desinfecção e oxidação da matéria orgânica, se apresentando como uma opção a dosagem de cloro gás em cilindros ou a dosagem de hipoclorito comercial por meio de bombas dosadoras.

Injetor de Cloro

O injetor de cloro é utilizado para criar um potente (e necessário) vácuo de operação, responsável por colocar o cloro gás solubilizado na água. Geralmente, o injetor é feito em material PVC, que oferece maior resistência a impacto e a pressão da água.

Sistema de dosagem de cloro gás

Essencial no processo de desinfecção de estação de tratamento de água e efluentes, o sistema de dosagem de cloro gás é realizado através das etapas de armazenamento, medição, controle e dosagem, que juntas são responsáveis por eliminar metais e outras matérias durante o tratamento.

Quem realiza o projeto de tratamento de água?

A Fluid Feeder trabalha com os melhores sistemas de desinfecção de água com cloro, sendo uma das empresas referências no projeto de tratamento de água industrial. Quer saber mais sobre nossos produtos? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Crédito: suriya silsaksom / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

    Solicitar Orçamento