Entenda como funciona um lavador de gases industriais - FluidFeeder

Entenda como funciona um lavador de gases industriais

Entenda como funciona um lavador de gases industriais

Atualizado dia 09 de Setembro de 2021
Um lavador de gases é um equipamento utilizado na coleta de partículas de gases e vapores presentes em determinados ambientes, evitando assim que, a fumaça tenha algum tipo de efeito irritante ou que os odores cause incomodo para aqueles que estão no ambiente.

O lavador de gases ainda pode ser usado auxiliando na recuperação de matérias-primas após o tratamento. Isso faz com que esse equipamento seja muito versátil podendo ser usado em vários setores da indústria química, farmacêutica ou ainda no tratamento de superfícies.

Principais benefícios do lavador de gases industrial

O lavador de gases  possui uma infinidade de benefícios, sendo que os principais são:

  • Deixa o ambiente mais limpo e seguro para a saúde devido a sua capacidade de interação entre gotas e partículas de impurezas
  • Tem a capacidade de reduzir o fluxo de gases e poluentes que são originados de processos industriais
  • O lavador de gases industrial opera a partir de uma fonte de energia e trabalha para nebulizar o meio de lavagem
  • O lavador de gases pode ser usado em processos industriais que precisam processar os gases resultantes de atividades químicas e físico-químicas
  • Pode ser usado em várias faixas granulométricas
  • Ele opera de forma eficiente em várias condições
  • O lavador de gases não possui restrição de temperatura e umidade para os gases
  • Atua no controle de substâncias combustíveis
  • Possui perfil compacto
  • O lavador de gases industrial permite que sejam desenvolvidos projetos personalizados
  • Cada indústria pode solicitar um perfil de lavador de gases ideal para atender a demanda e as necessidades da empresa.

Como funciona o lavador de gases industrial?

A Fluid Feeder trabalha com dois tipos de tecnologias para neutralização de gases e controle de odores: a tecnologia conhecida como “úmida” que é de fabricação Fluid Feeder 100% nacional; enquanto a tecnologia “a seco” é uma parceria da Fluid Feeder com empresa americana.

Saiba agora um pouco mais sobre esses equipamentos:

Lavador de gases com solução química neutralizante

A operação desse modelo de lavador de gases consiste na exaustão do ar contaminado, ou seja, ar mais gases contaminantes, através dos dutos de condução até a torre de neutralização do lavador, no qual esse ar entre em contato intenso com a solução neutralizante na câmara de enchimento.

O banco de enchimento aumenta significativamente a área de contato entre o ar e a solução nebulizador, a qual é nebulizada pelos bicos spray, causando a reação química de neutralização, eliminando 100% do gás residual presente no ar. Em seguida, o ar sai pela chaminé, passando por um retentor de gotículas e saindo para a atmosfera livre dos gases contaminantes e de umidade.

Lavador de gases com meio adsorvente

O lavador de gases com meio adsorvente possui sistemas de controle de odores que utilizam a tecnologia de meio filtrante sólido (adsorvente), capturando os gases em seus poros e promovenod reações químicas de neutralização. Esse processo impede que os contaminantes sejam liberados novamente.

Onde são utilizados os lavadores de gases

Os lavadores de gases são utilizados em diversos setores da indústria e comércio, sendo comumente aplicado conforme a necessidade da operação local. Cada modelo de lavador de gases leva em consideração as condições do processo aplicado na operação, levando em conta, fatores como altas temperaturas, sistemas com substâncias corrosivas entre outros.

Considerando os setores mais comuns de aplicação, os lavadores de gases são utilizados em indústrias químicas, farmacêuticas, tratamento de águas residuais, indústria de plástico, metalúrgicas e incineradores.

Qual é o preço de um lavador de gases?

O custo de um lavador de gases industriais pode variar conforme a necessidade (demanda) do modelo solicitado, considerando também fatores para a realização do projeto. Entre os chamados fatores técnicos, pode se considerar a quantidade de gases nocivos que são liberados no meio ambiente, o tipo de gás gerenciado pelo lavador e nível de modernidade.

A Fluid Feeder trabalha com os melhores sistemas de exaustão e neutralização de gases e controle de odores industriais. Quer saber mais sobre nossos produtos? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Crédito: MarkAndersH / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

    Solicitar Orçamento