Como o lavador de gases é usado para controle de odor industrial?
Tratamento de água Publicado em 27/11/2024Utilizar um lavador de odores é fundamental em muitos segmentos industriais. Seu objetivo é controlar o odor provenien...
Sistema da ATI é mais compacto, faz análises contínuas disponibilizadas online em tempo real e tem distribuição exclusiva pela Fluid Feeder
Tramita no Congresso Nacional o projeto de emenda constitucional (PEC 04/2018) que transforma em direito fundamental o acesso à água potável.
Portanto, a qualidade da água tratada pode vir a ser, em breve, uma questão ainda mais sensível para estados e municípios.
A Fluid Feeder contribui para ajudar o País a cumprir esse objetivo de universalizar a oferta de água tratada por meio do aparelho Metrinet – Q52, da ATI (Analytical Technology Inc.).
A potabilidade da água depende de um cuidado intensivo quanto à coleta, análise e controle de parâmetros como pH (potencial hidrogeniônico, que mensura níveis de alcalinidade e acidez de um meio), turbidez, cloro, flúor etc.
O Metrinet – Q-52 conta com uma tecnologia exclusiva com sensores inteligentes e independentes de medição dos parâmetros acima e até oito (08) variáveis simultaneamente (o sistema com até quinze (15) para escolha do cliente), sem a necessidade de adição de produtos químicos como os modelos convencionais.
“Este sistema revolucionário traz a área de análises de água em sistemas de tratamento de água para a modernidade, ou seja, para a Internet das coisas e promove um grande avanço nos processos de ETA’s (estações de tratamento de água). O sistema é do tipo ‘plug and play’, ou seja, é entregue pronto para uso sem necessidade de adição de nada, somente ligar e usar”, explica o engenheiro Francisco Oliver, diretor técnico industrial da Fluid Feeder.
Outra vantagem que o Metrinet – Q-52 oferece é o fato de possuir um corpo miniaturizado, além de realizar as análises continuamente online, de modo que os dados podem ser acessados via modem/celular, Wi-Fi, Modbus cabeado RTU, Ethernet IP, Profbus DP ou via nuvem.
O sistema pode ser calibrado por meio do acréscimo de um controlador local e ajuste dos sensores, o mesmo vale para o armazenamento e a transmissão dos dados, uma vez que o processamento é feito pelos próprios sensores do aparelho.
Quanta água o sistema Metrinet consome?
O padrão é que o sistema Metrinet – Q-52 seja conectado a um fluxo contínuo de 200ml/ min, consumindo cerca de 75 galões/dia. Ainda que seja uma quantidade pouco significativa do recurso, é possível reduzi-la por meio do fechamento da válvula solenoide, que será aberta em intervalos pré-determinados – com isso é possível reduzir o consumo de água para amostra para cerca de 5 galões / dia.
Localização em tempo real
O sistema Metrinet – Q-52 possui um módulo de GPS que permite identificar em tempo real a localização exata do aparelho. Com as coordenadas de GPS, é possível fazer a marcação dos pontos de análise em mapas, por exemplo. Se, por alguma eventualidade, o aparelho for transferido para outra posição, o usuário terá essa informação atualizada automaticamente.
Saiba quais parâmetros podem ser analisados pelo Metrinet – Q-52
O sistema Metrinet – Q-52 permite a análise de até 15 itens na água, sendo que o usuário pode selecionar até oito deles funcionar de forma simultânea. Confira abaixo a relação completa:
O Metrinet – Q-52, da ATI, é distribuído com exclusividade no Brasil pela Fluid Feeder. Para mais informações ou para solicitar um orçamento, entre em contato conosco aqui.
Quem somos
No mercado desde 1997, a Fluid Feeder é especializada no tratamento de água e de efluentes por meio de soluções personalizadas para medição, transferência e dosagem de produtos químicos sólidos, líquidos e gasosos, para companhias de abastecimento e saneamento bem como para indústrias. Saiba mais aqui.