Como o lavador de gases é usado para controle de odor industrial?
Imprensa Publicado em 27/11/2024Utilizar um lavador de odores é fundamental em muitos segmentos industriais. Seu objetivo é controlar o odor provenien...
A engenheira norte-americana, Bessy M. Sutton, Gerente Regional de Vendas para América Latina do Grupo Badger Meter, Inc., parceiro no Brasil da Fluid Feeder, empresa especialista em soluções para tratamento de água e efluentes, está visitando a Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, em São Paulo. Em comparação a outras edições anteriores ela ficou muito bem impressionada neste evento pela dimensão e grandiosidade alcançada. No novo cenário observou que o setor está ‘aquecido’, com muitos participantes “negociando, apresentando projetos admiráveis e demonstrando trabalho sério”.
Tomando como referência o Marco do Saneamento, a executiva entende que a nova lei permitiu que empresas privadas pudessem participar de forma mais produtiva e eficiente dos leilões do setor. Ela que costuma vir com certa regularidade ao Brasil há oito anos, afirmou que sua empresa tentava transferir mais tecnologia, mas não tinha grandes resultados. Depois da nova legislação foi convidada pela Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – para voltar ao País e viu um panorama totalmente diferente.
Na época atual, tem constatado que as prefeituras querem mais equipamentos técnicos de qualidade e inovações, além de demonstrarem mais vontade de aprender, melhorar a comunicação e evoluir a tecnologia empregada. Segundo ela, as equipes técnicas brasileiras apresentam mais evolução e possuem equipamentos mais modernos, e por isso o País obteve o maior desenvolvimento, especialmente da água e esgoto, nos últimos quatro anos, em comparação com os vizinhos da América Latina.
“Foi impressionante a diferença neste último período. Tudo me chamou a atenção, inclusive o interesse muito maior. Todos os profissionais querem aprender o que desejamos ensinar ao setor. Nossa experiência tem sido ótima tecnologicamente, e eles não precisam de ajuda para compor inúmeras soluções para o mercado nacional. São especialistas super capazes”, avalia ela.
Parceria
Bessy afirma que é bem gratificante ver o que tem sido feito com os equipamentos internalizados no Brasil e o trabalho em parceria com a Fluid Feeder crescer conjuntamente. “É muito entusiasmante ver eles crescerem e nós cresceremos com eles. E agora já somos uma família. A Fluid Feeder é a cara do Badger Meter no Brasil. Ainda não estamos onde queremos estar, mas vamos para lá”, diz ela.
Por seu lado, o CEO da Fluid Feeder, engenheiro, Francisco Carlos Oliver, diz que sua expetativa em relação ao Grupo Badger Meter, Inc, da qual é representante comercial, é que sejam “cada vez mais sinérgicos e que uma marca se identifique cada vez mais com a outra. A companhia norte-americana é privada e está listada na bolsa de valores de Nova York. Atualmente é uma das maiores empresas de água do mundo”.
Citando as necessidades de uma ampliação sólida, a engenheira norte-americana, Bessy Sutton, revela que o “crescimento tem que ser com calma porque o setor é muito técnico”. Está inserindo no Brasil uma nova visão conceitual que é o Blue Edge® (tradução literal, lado azul), pelo qual o cliente precisa ver profundamente tudo o que está relacionado com a água, como manancial, rio, lago, tratamento, distribuição, coleta e tratamento do esgoto, e devolução da água tratada e purificada, e também o conjunto do que tem a ver com este universo aquático como softwares, serviços, comunicações ou equipamentos.
“Queremos que a Fluid Feeder cresça com essa visão do Badger Meter Group, e seja parte do Blue Edge®, isto é, que ao se deparar com um lugar precisa ver todos os aspectos que estão relacionados à água, que veja a água como um todo e tudo aquilo que está relacionado a ela, inclusive o esgoto. É preciso observar a água e esgoto como algo único para ter um ambiente completo não só de equipamentos, mas também de soluções gerais. É um conceito que você pode ver em todas as marcas da nossa indústria”, explica ela.
Novos horizontes
De acordo com a executiva americana, a perspectiva de crescimento para mercado brasileiro depende muito dos investimentos e da volatilidade do mercado. Têm sido implementados projetos com mais frequência e às vezes são fechados acordos muito grandes, porém em certas épocas do ano há também quedas. A razão do aumento da atual demanda, a seu ver, seria a ampliação das novas concessões privadas, e assim daqui para frente é natural mais investidas do Badger Meter Group no mercado do brasileiro.
O quadro atual acena para a abertura de muitas oportunidades para as soluções da companhia americana, que são muito diferentes para a automação. Será possível nos próximos anos fazer um fornecimento de automação dos processos, como também automatizá-los, o que vai levar a maiores ganhos da economia da escala, mão de obra, redução de custos e de insumos, e melhoria do padrão de qualidade.
O Grupo Badger Meter, Inc., parceiro internacional da Fluid Feeder, é proprietário das marcas ATI – Analitycal Technology, Inc., Entech, s-can, Syrinyx e Telog. Atualmente, atende toda a América Latina, abrangendo desde o México até o Chile. Ao longo dos anos tem sido a companhia líder no mundo do setor em produtos de medição de vazão, qualidade da água e controle, atendendo concessionárias de água, municípios e clientes comerciais e industriais.
Sobre a Fluid Feeder
Fundada em 1997, com o objetivo de representar comercialmente a área de equipamentos e serviços para tratamento de água, a Fluid Feeder tem como foco o tratamento de água e de efluentes por meio de soluções personalizadas para medição, transferência e dosagem de produtos químicos sólidos, líquidos e gasosos, para companhias de abastecimento e saneamento bem como para indústrias.
Seus sócios-fundadores possuem longa experiência no setor, o que garantiu o seu sucesso desde o início da operação e permitiu que, em 2001, o negócio crescesse e fosse criada a sua própria linha de produtos.
Com capital 100% nacional, a Fluid Feeder já atuou em empresas dos mais variados ramos, da indústria química à farmacêutica, da área têxtil ao setor de papel e celulose, sempre se destacando pela excelência no atendimento.
Para atender às necessidades e expectativas dos seus stakeholders, seus produtos destacam-se pela precisão, durabilidade e facilidade de manutenção, e suas equipes de atendimento, suporte e pós-venda visam proporcionar a melhor experiência aos clientes.
Em busca de oferecer qualidade de ponta aos públicos interno e externo, a Fluid Feeder realiza processos de aperfeiçoamento constantes e é certificada ISO 9001:2015.