A importância do Educador Sanitário e um debate sobre ações sanitárias emergentes no Brasil
Imprensa Publicado em 02/08/2024No dia 11 de junho foi comemorado o Dia do Educador Sanitário, e em um cenário composto por dados alarmantes a cerca d...
Primeiramente a substância cloro gasoso desempenha papel crucial no tratamento da água.
Contudo por ser um elemento químico gasoso, o manuseio e armazenamento do cloro gás precisa de mecanismos para garantir ações imediatas de emergência quando necessárias, como o detector de vazamento de cloro gás, equipamento oferecido pela empresa especializada no tratamento de águas e afluentes, Fluid Feeder, e que identifica de forma precisa possíveis vazões.
Segundo o diretor técnico da Fluid Feeder, engenheiro Francisco Oliver, é indispensável a utilização do detector de gás cloro em setores que lidam com esse tipo de substância gasosa.
LEIA TAMBÉM: Fluid Feeder Entrega Sentinela De Cloro Para Aqueduto De Bogotá
“Nosso detector de gás cloro, modelo FF-DT, é um equipamento de segurança indispensável em toda instalação em que haja produção, medição ou estocagem desse material, que apesar de ser um elemento químico gasoso, não é inflamável, nem é explosivo. O aparelho conta com sensor que informa imediatamente o surgimento de concentração de produto na atmosfera, indicando um vazamento”, relatou ele. “Em casos de eventuais vazamentos também tem a função de ligar o sistema de exaustão e neutralização de gases para reduzir a concentração indesejada”.
Em suma o cloro gasoso não é encontrado na natureza, mas sim, produzido a partir da eletrólise do cloreto de sódio, que a partir da separação das moléculas de cloro e sódio produz cloro e hidróxido de sódio (soda cáustica). A função do cloro gás é tornar a água própria para consumo, eliminando dentre vários micro-organismos, bactérias conhecidas como a Salmonella e a Escherichia Coli, responsáveis por infecções intestinais.
Comprovando a alta eficiência do gás cloro, segundo estudo do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e o Instituto Trata Brasil, três mil quilos de gás cloro podem tratar a água de um município com seis milhões de habitantes por um dia, ou a água de uma localidade com 200 mil pessoas, durante um mês. “Seja na área do saneamento, nas grandes indústrias alimentícias e farmacêuticas e diversos outros setores, a utilização do cloro gás é uma realidade cada vez mais crescente dada a sua alta capacidade de ação e que com os mecanismos de segurança adequados, torna a solução química ainda mais eficiente e segura para as pessoas e o meio ambiente”, reforçou o engenheiro.
LEIA TAMBÉM: Hidrogênio Verde estará consolidado no Brasil em 2035
Portanto o detector de gás cloro fabricado pela Fluid Feeder possui as seguintes características técnicas: Faixa de operação: 1,0 ppm; Tipo do sensor: dois eletrodos eletrolíticos em solução; Número de sensores: um ou dois sensores (pontos); Montagem do sensor: tipo pêndulo; Montagem do transmissor: fixação em parede; Alimentação elétrica: 110/220 VAC, 60Hz; Saída para acionamento de exaustor: contato seco de relé; Saída para alarme: contato seco de relé; Solução eletrolítica: fornecida esterilizada e em embalagem adequada, com Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).
Em suma para mais informações, acesse: https://www.fluidfeeder.com.br/produtos/detector-de-gas/detector-de-gas/