Entenda como funciona a aplicação de um lavador de gases industrial em uma operação emergencial - FluidFeeder

Entenda como funciona a aplicação de um lavador de gases industrial em uma operação emergencial

lavador de gases industrial

O lavador de gases industrial é um sistema que desempenha um papel fundamental para preservação do ambiente ao seu redor. Trata-se de um equipamento responsável por neutralizar gases e vapores, que podem ser prejudiciais para a saúde. Assim, veja a seguir como este tipo de sistema funciona, inclusive em emergências.

Lavador de gases industrial: como funciona?

O lavador de gases é um equipamento utilizado para fazer a exaustão dos gases presentes em certo local, e enviá-los para uma torre de neutralização, onde irão entrar em contato com uma solução neutralizante e ocorrerá uma reação química, liberando o ar pela chaminé livre dos gases poluentes.

O princípio de operação do lavador de gases consiste na exaustão de ar contaminado, ou seja, ar mais gases contaminantes, através dos dutos de condução até a torre de neutralização do lavador, onde toma contato intenso com a câmara de enchimento com anéis de contato, a qual está sendo nebulizada pelos bicos sprays, eliminando 100% do gás residual que está presente no ar. Em seguida sai pela chaminé passando por retentor de gotículas, saindo para a atmosfera livre dos gases contaminantes e de umidade.

Por meio destas características, o lavador de gases industrial pode fazer toda a diferença em uma situação emergencial de poluição do ambiente.

Aplicando o lavador de gases industrial em uma emergência

A utilização do lavador de gases pode ser por motivos de segurança, ou seja, emergenciais, em casos de empresas que utilizam produtos químicos tóxicos em seu processo, de forma que o lavador é acionado quando houver um vazamento e for detectado aumento na concentração do gás no ambiente. Por exemplo, pode ser aplicado em Estações de Tratamento de Água e Esgoto, como sistema de segurança no caso de vazamento de cilindros de cloro. Outro exemplo, seria a instalação de lavador em indústrias onde ocorre manuseio de ácido clorídrico ou amônia, que são substâncias voláteis e podem acumular vapores no ambiente.

Estas são as situações emergenciais mais comuns pelas quais uma empresa pode passar. E para que o lavador de gases industrial possa cumprir sua função, é necessário adquirir este equipamento em um local especializado, capaz de oferecer o melhor.

Melhores opções para lavador de gases industrial

Diante da importância que este equipamento tem em diversas situações envolvendo poluição do ambiente, é preciso contar com um produto de qualidade. Assim sendo, para comprar o melhor modelo para sua empresa, considere:

  • O nível de seriedade e profissionalismo do fabricante;
  • As garantias que o equipamento possui;
  • A efetividade no controle das emissões de gases;
  • Facilidade de operação;
  • A possibilidade de desenvolvimento de projetos personalizados pelo fabricante.

Levando em conta essas características, contar com uma empresa especializada como a Fluid Feeder faz toda a diferença. Com profissionais qualificados e anos de experiência no mercado de tratamento de água e efluentes, as melhores opções de lavador de gases industrial estão aqui. Para o dia a dia ou situações emergenciais, sua empresa pode contar conosco.

    Solicitar Orçamento