Tudo sobre a Lei de Determinação de Cloro e a dosagem para tratamento de água - FluidFeeder

Tudo sobre a Lei de Determinação de Cloro e a dosagem para tratamento de água

O processo de dosagem de cloro para tratamento de água é uma medida que garante suas devidas condições de uso. Assim, por ser algo de tamanha importância, existem determinações legais que ajudam em seu controle.

plano de manutenção preventiva

Neste sentido, a Lei de Determinação de Cloro (Lei 1469 art. 13º) é um instrumento que ajuda a estabelecer os parâmetros de uso desta substância na água para seu tratamento. Assim, saiba mais detalhes a seguir e conheça suas aplicações práticas.

A dosagem de cloro pela lei

Levando em conta a importância que o cloro tem no tratamento da água, é preciso considerar as diretrizes da lei sobre sua aplicação. Afinal de contas, ela leva em consideração as quantidades mínimas da substância para garantir água saudável. Ao mesmo tempo, também limita o seu excesso para não comprometer a saúde das pessoas.

Veja as principais medidas que a Lei de Determinação de Cloro e de sua dosagem em tratamento de água estabelece:

  • Após passar pelo processo de desinfecção, a água deve ter, no mínimo, 0,5 mg/L de cloro residual livre;
  • Em qualquer ponto da rede de distribuição é preciso haver, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre;
  • Por fim, com relação ao máximo de cloro permitido na água tratada, a lei estabelece 2,0 mg/L em qualquer local do sistema de abastecimento.

Estes critérios são de extrema importância para empresas e estações de tratamento que usam o cloro para desinfecção de água.

São utilizados equipamentos específicos e substâncias reagentes ao cloro, a fim de determinar se a água examinada está, ou não, dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei.

A metodologia também tem um papel fundamental em todo esse processo. Por isso é muito importante contar com a ajuda de profissionais especializados e equipamentos de ponta para avaliar os níveis de cloro na água. E claro, ter conhecimento das especificidades da lei também é fundamental.

Como a Fluid Feeder pode te ajudar com a dosagem de cloro para tratamento de água?

A Fluid Feeder dispõe de uma ampla linha de equipamentos, trabalhamos com itens como filtros, dosadores de cloro gás, evaporadores de cloro e bombas dosadoras, entre outros. Tudo para garantir o melhor para você.

As soluções que você procura para tratamento de água com o uso de cloro estão aqui. Assim sendo, entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar. Peça um orçamento.

    Solicitar Orçamento