Saiba qual o papel e importância da dosagem de cloro para tratamento de água - FluidFeeder

Saiba qual o papel e importância da dosagem de cloro para tratamento de água

dosagem de cloro para tratamento de água

A dosagem de cloro para tratamento de água é fundamental. Afinal, água potável é um direito de todos. Entretanto, para isto é preciso um trabalho de acompanhamento contínuo por parte, principalmente, dos responsáveis por este tratamento. O poder público, na maioria das vezes, é quem cuida disso. Capacitado com técnicos e demais especialistas, os órgãos responsáveis trabalham com diversas substâncias para este fim, como o cloro.

Mas monitorar este serviço, por mais técnico que seja, também compete a comunidade em geral. Para abordar este tema, preparamos este artigo. A ideia é, portanto, aproximar as pessoas do assunto. Assim, saiba qual o papel e importância da dosagem de cloro para tratamento de água!

O cloro na água: cuidados e consumo

A dosagem de cloro para tratamento de água como forma de garantir a qualidade da água. É preciso respeitar todas as etapas do tratamento, como a desinfecção. Esta etapa é muito importante. Ela garante que a água esteja isenta de microrganismos relacionados às doenças de veiculação hídrica. Assim, o uso do cloro ainda é o mais comum às pessoas. A cloração é o método mais antigo e mais amplamente utilizado devido a sua disponibilidade, baixo custo e ação residual. A medida concentrada é feita de forma a não prejudicar o ser humano. Afinal, de forma geral, é eficiente e protege o sistema de distribuição de água.

O produto é bastante reativo e por isso se apresenta como um forte oxidante. Assim, reage com inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas presentes na água que diminui sua ação residual. Desta maneira, a concentração de cloro na rede de distribuição deve variar consideravelmente conforme as substâncias que estiverem presentes na água.

É de grande valia que o cloro residual se faça presente nos sistemas de distribuição de água. E, para que isso ocorra, é preciso aumentar as dosagens do químico nas estações de tratamento de água. A medida eficaz, todavia, apresenta efeitos que interferem na água a ser recebida, pois trata-se de uma estratégia que pode resultar em problemas como sabor e odor desagradáveis. Além disso, há a possibilidade de formação de subprodutos tóxicos que comprometem a segurança do consumo da água. Bem como excesso de cloro em pontos mais próximos a estação e o aumento do custo acarretado.

A importância da dosagem de cloro para tratamento de água no Brasil

Desde 2011, o país dispõe de procedimentos estipulados para o controle e vigilância da qualidade da água. Estas normas visam garantir a qualidade para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diversos debates foram feitos, portanto, para se chegar a estas normas. Assim, medidas como a presença do cloro residual livre na água potável em qualquer ponto da rede de distribuição foram previstas. Há portanto teor mínimo e máximo estipulado.

Os estudos são sempre feitos com base em análises técnicas. Eles visam, então, tanto a potabilidade da água, quanto o quão adequada está para consumo, levando em conta cor e odor. O acompanhamento constante, realizado a partir de escala, contribui também para este controle. Assim, a qualidade da água é responsabilidade das companhias que regulam o serviço. Ao menos até que cheguem nas residências. A partir daí passa a ser responsabilidade do cliente, que precisa arcar com a manutenção e limpeza, por exemplo, de sua caixa d’água.

Pensando nisto, a Fluid Feeder dispõe de diversos equipamentos que podem colaborar para a dosagem correta de cloro na água. Além de toda a orientação e assistência neste assunto. Desta forma, acompanhe o conteúdo dos canais de comunicação da empresa e fique por dentro das soluções que a marca te oferece.

    Solicitar Orçamento