Conheça os principais equipamentos de controle de poluição industrial do ar - FluidFeeder

Conheça os principais equipamentos de controle de poluição industrial do ar

Você já parou para pensar na importância dos equipamentos de controle de poluição do ar? Nas últimas décadas, é notável o crescimento da fiscalização dos ambientes industriais em todo o planeta. Isso ocorre por conta das mudanças que a legislação ambiental sofreu ao longo desse período. O país foi se adequando aos pactos internacionais que visam reduzir a emissão de gases tóxicos no meio ambiente.

Assim, há evidentes efeitos nocivos dos gases poluentes para o planeta. E por isso a busca por equipamentos de controle de poluição do ar nos ambientes industriais tem aumentado cada vez mais.

Dessa forma, é de fundamental importância conhecer os melhores equipamentos de controle de poluição do ar. Além disso, é preciso saber qual deles é o mais adequado para atender os parâmetros de qualidade exigidos pela legislação.

Neste artigo, você vai conhecer os principais equipamentos de controle de poluição industrial do ar disponíveis na Fluid Feeder, como o lavador de gases.

Veja também a forma como eles atuam para manter o controle de toxicidade do ambiente proveniente de processos químicos e operações industriais que geram vapores e fumaças.

Como funciona o tratamento dos gases industriais

De uma forma geral, é possível separar o processo de tratamento dos gases em três etapas:

  • Exaustão: captura dos gases no local de emissão e envio através de dutos para o equipamento de lavagem;
  • Neutralização: o gás é abatido na torre de lavagem através de processos de absorção ou adsorção química;
  • Retorno do ar ao ambiente: etapa final em que o ar sai limpo pela chaminé.

 Sistema de exaustão e neutralização de gases

 A busca por equipamentos que forneçam as condições adequadas de segurança e monitoramento do ambiente industrial deve ser uma das prioridades de um bom gestor. E essa premissa se aplica a todos os segmentos industriais. Principalmente os que, de alguma forma, lidam com processos que geram gases poluentes nocivos ao ser humano.

Com isso em mente, a Fluid Feeder traz – em parceria com a empresa americana PureAir Filtration – uma tecnologia de controle da poluição do ar. Trata-se da tecnologia de lavador de gases a seco, ou lavador de gases com meio adsorvente. É um meio extremamente eficaz para o controle da emissão dos gases tóxicos.

Outra tecnologia de equipamentos de controle de poluição do ar disponível na Fluid Feeder é o sistema de exaustão e neutralização de gases. Ela utiliza soluções químicas neutralizantes, e é uma tecnologia totalmente produzida no Brasil.

Além de poder ser instalado em indústrias, também pode estar presente em Estações de Tratamento de Água ou Esgoto.

    Solicitar Orçamento