Como dimensionar um lavador de gases? - FluidFeeder

Como dimensionar um lavador de gases?

Como dimensionar um lavador de gases?

O lavador de gases é um equipamento utilizado para fazer a exaustão dos gases presentes em certo local, e enviá-los para uma torre de neutralização, onde irão entrar em contato com uma solução neutralizante e ocorrerá uma reação química, liberando o ar pela chaminé livre dos gases poluentes.

A utilização do lavador de gases pode ser por motivos de segurança, em casos de empresas que utilizam produtos químicos tóxicos em seu processo, de forma que o lavador é acionado quando houver um vazamento e for detectado aumento na concentração do gás no ambiente. Por exemplo, pode ser aplicado em Estações de Tratamento de Água e Esgoto, como sistema de segurança no caso de vazamento de cilindros de cloro. Outro exemplo, seria a instalação de lavador em indústrias onde ocorre manuseio de ácido clorídrico ou amônia, que são substâncias voláteis e podem acumular vapores no ambiente.

Outro motivo para utilização do lavador de gases é o controle de odores, em casos de empresas que emitem gases em seu processo, que possam causar incômodo no local, ou na população ao redor. Por exemplo, pode ser aplicado em Estações de Tratamento de Esgoto, como um sistema contínuo de abatimento de odores, impedindo que os gases provenientes da digestão e adensamento do lodo emanem para os arredores.

Essas características tornam o lavador de gases um equipamento altamente versátil, podendo ser usado em diversos setores da indústria, não somente nos setores de saneamento. Entretanto, para que a empresa atende todos os requisitos de emissão de gases para o ambiente, e permaneça dentro das legislações ambientais, é necessário que o lavador de gases seja dimensionado e projetado corretamente.

Entenda como é feito o dimensionamento dos lavadores de gases:

Primeiramente, é necessário avaliar o processo do cliente, ou seja, entender como é o local, quais gases estão sendo emanados, e avaliar o projeto, caso já exista um. Desta forma, é identificado se há necessidade de uma visita técnica para coleta de informações. Seja através de visita, ou envio de informações por parte do cliente. 

A Fluid Feeder necessita de alguns dados iniciais para o dimensionamento, pois é desta forma que é possível criar um plano que viabilize o projeto de lavador de gases. São fatores essenciais a serem informados:

  • Quais gases são emitidos no processo, ou pelo menos, quais estão em maior concentração;
  • Qual a concentração estimada desses gases informados;
  • Se os gases estão enclausurados em uma sala, ou pode ser também dentro de um tanque ou outra estrutura;
  • Informar as dimensões do local onde o gás está enclausurado, de forma a obter o volume de gás a ser abatido.

Com estas informações, a equipe de Engenharia da Fluid Feeder realiza o dimensionamento do lavador de gases, através de cálculos químicos e mecânicos:

  • Primeiramente é calculado a capacidade de exaustão de ar do lavador, utilizando o volume de gás do cliente e definindo o número de trocas de ar por hora, de acordo com o tipo de gás e as recomendações estabelecidas em cada caso
  • Em seguida, é definido qual solução química neutralizante deve ser usada para o gás em questão, e com essa informação temos a reação química que ocorre entre o gás poluente e a solução neutralizante dentro do lavador
  • A partir da reação química, são feitos todos os cálculos que irão resultar no diâmetro e altura da torre do lavador, volume do tanque do lavador e vazão da bomba centrífuga de recirculação

Neste momento, o dimensionamento está pronto, e a partir dele será desenvolvido o projeto mecânico do lavador, com todas as tubulações e acessórios para seu perfeito funcionamento.

Tipos de lavadores de gases

Além do dimensionamento, é importante listar as principais soluções quando o assunto é lavador de gases industrial. Ainda que por meio de diferentes modelos, com diferentes especificações (conforme as características da operação local), é possível encontrar as seguintes opções:

Controle de Odores

Contando com um sistema de exaustão que conduz o ar contaminado para a torre de lavagem de gases, o controle de odores é realizado através da utilização de líquidos neutralizantes em contracorrente, em que os gases são neutralizados na corrente de fluxo ar versus líquido.

Lavador de gases com solução química neutralizante

O sistema de exaustão e neutralização de gases com solução química neutralizante, é famoso por sua grande segurança a operação e ao meio ambiente, em atividades que liberaram gases tóxicos em ETAs , ETEs e em indústrias. Geralmente, este modelo é mais comumente utilizado em situações emergenciais (vazamento de gases tóxicos, por exemplo).

Lavador de gases com meio adsorvente

Conhecido por sua ampla aplicação no mercado industrial, o lavador de gases com meio adsorvente é um muito solicitado por sempre oferecer a opção de customização conforme a operação local. Através de meios filtrantes, o sistema adsorvente funciona com a captura dos gases em seus poros e o bloqueio neutralizante em cima dos gases contaminados, o que impedem-nos de ser liberados.

A Fluid Feeder trabalha com os melhores lavadores de gases do mercado. Quer saber mais sobre nossos produtos? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

    Solicitar Orçamento