Fluid Feeder

Como dimensionar um lavador de gases?

Como dimensionar um lavador de gases?

O lavador de gases é um equipamento utilizado para fazer a exaustão dos gases presentes em certo local, e enviá-los para uma torre de neutralização, onde irão entrar em contato com uma solução neutralizante e ocorrerá uma reação química, liberando o ar pela chaminé livre dos gases poluentes.

A utilização do lavador de gases pode ser por motivos de segurança, em casos de empresas que utilizam produtos químicos tóxicos em seu processo, de forma que o lavador é acionado quando houver um vazamento e for detectado aumento na concentração do gás no ambiente. Por exemplo, pode ser aplicado em Estações de Tratamento de Água e Esgoto, como sistema de segurança no caso de vazamento de cilindros de cloro. Outro exemplo, seria a instalação de lavador em indústrias onde ocorre manuseio de ácido clorídrico ou amônia, que são substâncias voláteis e podem acumular vapores no ambiente.

Outro motivo para utilização do lavador de gases é o controle de odores, em casos de empresas que emitem gases em seu processo, que possam causar incômodo no local, ou na população ao redor. Por exemplo, pode ser aplicado em Estações de Tratamento de Esgoto, como um sistema contínuo de abatimento de odores, impedindo que os gases provenientes da digestão e adensamento do lodo emanem para os arredores.

Essas características tornam o lavador de gases um equipamento altamente versátil, podendo ser usado em diversos setores da indústria, não somente nos setores de saneamento. Entretanto, para que a empresa atenda todos os requisitos de emissão de gases para o ambiente, e permaneça dentro das legislações ambientais, é necessário que o lavador de gases seja dimensionado e projetado corretamente.

Entenda como é feito o dimensionamento dos lavadores de gases:

Primeiramente, é necessário avaliar o processo do cliente, ou seja, entender como é o local, quais gases estão sendo emanados, e avaliar o projeto, caso já exista. Desta forma, é identificado se há necessidade de uma visita técnica para coleta de informações. Seja através de visita, ou envio de informações por parte do cliente, a Fluid Feeder necessita de alguns dados iniciais para o dimensionamento, sendo eles:

  • Quais gases são emitidos no processo, ou pelo menos, quais estão em maior concentração
  • Qual a concentração estimada desses gases informados
  • Se os gases estão enclausurados em uma sala, ou pode ser também dentro de um tanque ou outra estrutura
  • Informar as dimensões do local onde o gás está enclausurado, de forma a obter o volume de gás a ser abatido

Com estas informações, a equipe de Engenharia da Fluid Feeder realiza o dimensionamento do lavador de gases, através de cálculos químicos e mecânicos:

  • Primeiramente é calculado a capacidade de exaustão de ar do lavador, utilizando o volume de gás do cliente e definindo o número de trocas de ar por hora, de acordo com o tipo de gás e as recomendações estabelecidas em cada caso
  • Em seguida, é definido qual solução química neutralizante deve ser usada para o gás em questão, e com essa informação temos a reação química que ocorre entre o gás poluente e a solução neutralizante dentro do lavador
  • A partir da reação química, são feitos todos os cálculos que irão resultar no diâmetro e altura da torre do lavador, volume do tanque do lavador e vazão da bomba centrífuga de recirculação

Neste momento, o dimensionamento está pronto, e a partir dele será desenvolvido o projeto mecânico do lavador, com todas as tubulações e acessórios para seu perfeito funcionamento.

A Fluid Feeder trabalha com os melhores lavadores de gases do mercado. Quer saber mais sobre nossos produtos? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital