Cloro gás é a alternativa mais prática e econômica para tratamento de água - FluidFeeder

Cloro gás é a alternativa mais prática e econômica para tratamento de água

Variação cambial e o próprio processo de uso do cloro gás, do tipo plug & play, tornam a aplicação ainda mais atrativa para o mercado brasileiro

Diante da alta cambial dos últimos meses, muitas empresas têm avaliado a troca do hipoclorito para o cloro gás. A Fluid Feeder acredita que essa circunstância pode trazer benefícios prolongados ao seu negócio em termos de segurança e produtividade.

Hoje, o cloro é substituído por alternativas como o dicloroisocianurato e o tricloroisocianurato, em forma de pastilhas. Enquanto o primeiro permite seu uso direto, as outras soluções requerem um processo mais longo: diluição, preparo de solução e dosagem.

Existe ainda o gerador de hipoclorito, a base de sal, que requer uma salmoura supersaturada e um reator para quebrar a molécula e gerar cloro numa concentração de 0,5%.

Além de complexos, estes métodos alternativos apresentam outros pontos críticos: a concentração do princípio ativo pode ser baixa – inclusive, a perda de insumo é significativa, chegando a alcançar níveis entre 7% e 8% da concentração. Isso acontece, por exemplo, devido à alta na temperatura ambiente ou pelo processo mesmo de preparo da solução.

Uma vez já dissolvidos, essas soluções precisam ser armazenadas em tanques e requerem frete para seu transporte até o local de uso.

Do ponto de vista ambiental, estas soluções também apresentam questões preocupantes: o dicloro e o tricoloro já são proibidos na Europa por conterem cianureto em sua composição. A substância é altamente tóxica: a inalação de pequenas quantidades causa cefaleia, ansiedade, náuseas e pode deixar um gosto metálico na boca; porém, se houver ingestão, há risco de morte.

“O cloro, se for trabalhado com segurança, com manutenções preventivas e com os elementos de segurança como detector e válvula de fechamento automático, com lavador de gás, é muito prático de usar. E, pelo viés econômico, ele está ainda mais atrativo, tanto é que as grandes estações de tratamento de água investem no cloro gás”, analisa Francisco Oliver, diretor técnico industrial da Fluid Feeder.

Para mais informações sobre os produtos e serviços da Fluid Feeder de manutenção preventiva na rede de cloro gás, entre em contato conosco agora e agende uma conferência.

    Solicitar Orçamento