As estações de tratamento de água (ETAs) têm um papel fundamental para a distribuição de água potável para o consumo humano. Nesse sentido, a manutenção preventiva em ETA faz toda a diferença para que os equipamentos e sistemas envolvidos no tratamento de água cumpram sua função. Assim sendo veja a seguir mais detalhes sobre esse tipo de ação e a sua importância em geral.
No que consiste a manutenção preventiva em ETA?
Para responder a esta pergunta, é importante considerar o nível de complexidade de uma estação de tratamento de água. Para tornar o líquido adequado para o consumo humano, ela conta com uma série de equipamentos, sistemas e mecanismos.
Então, a manutenção preventiva se baseia em um conjunto de ações para evitar qualquer tipo de problema com os componentes da ETA. Para isso, incluem processos como:
- Realização de inspeções regulares para verificar seu funcionamento de forma geral;
- Limpeza e lubrificação completa de suas peças para melhorar sua performance;
- Além disso, teste em peças e sistemas, com a devida calibração caso seja necessário;
- Se for preciso, substituição de peças e insumos que influenciam seu funcionamento;
- Por fim, registro completo de inspeções, manutenções e avaliação de desempenho.
É importante notar que a manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, é realizada antes de ocorrer problemas na ETA. Por esse motivo, ela é fundamental, inclusive, para evitar as chamadas manutenções corretivas, que ocorrem para resolver problemas.
Qual a importância desse tipo de ação?
Realizar manutenção preventiva em ETA vai muito além de garantir o bom funcionamento das estações. Esse processo ocupa um papel fundamental para o consumo saudável de água, sobretudo na medida em que:
- Reduz falhas e paralisações das operações das estações, garantindo total eficiência;
- Ajuda a aumentar o tempo de vida útil de seus equipamentos e aparelhos;
- Consequentemente, isso contribui para a redução dos gastos e aumento de sua capacidade da ETA;
- Além disso, também ajuda a evitar acidentes causados por falhas nos componentes;
- E claro, tudo isso também garante que haja um tratamento de água mais efetivo.
E para além desses aspectos, aqui cabe ainda outra consideração importante. Esse tipo de manutenção não é apenas um processo de prevenção e eficiência, pois também se trata de uma obrigação legal. Ela se enquadra na Portaria GM/MS n.º 888/2021. Por esse motivo, ao fazê-la você evita multas e penalidades de descumprimento de normas ambientais.
Manutenção preventiva em ETA: outras informações
Precisamos considerar que o processo de manutenção é complexo e envolve diversas frentes. Nesse sentido, basicamente todos os equipamentos e sistemas da ETA passam por rigorosa verificação. Isso inclui bombas, motores, decantadores, dosadores e medidores, entre outros.
Assim sendo, é fundamental contar com as devidas ferramentas e processos para realizar esse trabalho adequadamente. Além disso, a expertise de profissionais especializados nessa área também faz toda a diferença. Para isso, contar com a Fluid Feeder é a melhor escolha.
Somos uma empresa especializada em sistemas de dosagem, bombeamento e automação de processos industriais. Por esse motivo, podemos oferecer todas as soluções para automatizar, controlar e contribuir para a precisão da dosagem de produtos químicos em ETAs.
Além disso, também fornecemos sistemas e equipamentos que irão facilitar o monitoramento e operação contínua da estação. Tudo isso com a garantia de excelência e qualidade em nossa rede de atendimento e resolução de cada demanda.
Com isso em mente, conte com a Fluid Feeder para ajudar nos processos de manutenção preventiva de ETA. Assim você terá a garantia de processos funcionando da melhor forma, com todos os seus sistemas e maquinário em ordem para o melhor desempenho. Para mais informações, entre em contato conosco hoje mesmo.