Fluid Feeder se consagra como referência no mercado graças aos serviços de manutenção e suporte
Manutenção preventiva evita paradas e gastos inesperados, bem como uma longa interrupção das atividades fabris; na outra ponta, a manutenção emergencial visa restabelecer produção
Há quase três décadas no mercado, a Fluid Feeder tem crescido de forma consistente graças à qualidade de seus produtos e também dos seus serviços, com destaque para a divisão de suporte e manutenção.
Atualmente, essa divisão consiste em cerca de um terço do capital humano da Fluid. Ou seja, muito antes do ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança”) estimular essa boa prática.
Os clientes da Fluid Feeder contam com duas linhas de manutenção: a preventiva e a corretiva.
Na primeira abordagem, o foco é prolongar a vida útil do equipamento, diminuindo o custo de aquisição, bem como garantir mais segurança aos trabalhadores.
Também cabe nesse recorte a chamada manutenção preditiva: “Ela se aplica no monitoramento do desgaste de equipamentos rotativos, por meio da avaliação do estado dos componentes. Com essa informação, é possível alocar peças para que, antes que aconteça a quebra, já tenhamos o material à mão,” explica Francisco Oliver, diretor técnico industrial da Fluid.
O time de Assistência Técnica, ao visitar o cliente, já indica um quantitativo de peças que devem ser adquiridas para os próximos meses e providencia a encomenda, de modo que o intervalo para reposição seja o menor possível.
“No momento em que um equipamento falha de forma inesperada, pode haver um acidente, com prejuízos aos colaboradores, à estrutura da empresa ou ao meio-ambiente. A manutenção constante evita esses imprevistos, que geram perda de qualidade, produção e outros tantos prejuízos”, analisa Oliver.
Já a segunda linha de atuação contempla a manutenção emergencial ou corretiva, ou seja, quando já houve a quebra do equipamento ou interrupção da produção. “As manutenções corretivas ocorrem nas piores horas, podendo
implicar em horas extras, ou na indisponibilidade dos materiais”, lembra o diretor técnico.
Hoje, há poucos casos desse tipo no histórico da Fluid, uma vez que a divisão de suporte e manutenção monitora constantemente os equipamentos em campo.
Quando surge um pedido de manutenção corretiva, o time entrará em contato com o cliente para se houver a necessidade, providenciar peças de reposição e assim, retomar a atividade no menor prazo possível.
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