Entenda a função do tratamento de efluentes líquidos e sua importância - FluidFeeder

Entenda a função do tratamento de efluentes líquidos e sua importância

Você sabe como funciona o tratamento de efluentes líquidos? Efluente pode ser qualquer tipo de resíduo que se origina de atividades humanas ou industriais.

Os efluentes líquidos possuem alto poder de poluição ao serem descartados no meio ambiente. Por isso, seu tratamento é essencial antes da disposição final. A seguir, vamos falar mais a respeito desse tema.

Função e importância do tratamento de efluentes líquidos

Quando a água é utilizada na indústria ou em residências para qualquer atividade, ela se torna um efluente. Outros produtos líquidos utilizados em processos industriais também se transformam em efluentes. Assim, podemos listar algumas atividades que originam efluentes:

  • Limpeza de maquinário e ferramentas da indústria;
  • Processos químicos e seus subprodutos;
  • Além disso, limpeza de ambientes em geral;
  • Sistemas de resfriamento;
  • Por fim, todo o esgoto originário desses ambientes e das residências (esgoto doméstico).

Diante disso, tratar essas substâncias é fundamental antes de descartá-las no meio ambiente. A descontaminação de um efluente, além de evitar danos à natureza, pode ser útil para a reutilização do mesmo.

Quando isso não ocorre da forma correta, a população se prejudica. Isso porque o efluente pode contaminar o solo e corpos d’água, causando:

  • Impossibilidade de plantar e manter criações de animais na região;
  • Contaminação das águas dos rios e lagos;
  • Além disso, extermínio de qualquer tipo de vida presente nos rios e lagos;
  • Prejuízos graves à vegetação;
  • Por fim, diminuição drástica da qualidade de vida dos moradores.

Além disso, a indústria também é afetada, pois não estará cumprindo as normas ambientais e estará sujeita a multas e outras consequências.

Tratamentos de efluentes na indústria

Existem milhares de atividades industriais e cada uma delas produz efluentes com características diferentes. Dessa forma, como é de se imaginar, não existe apenas uma forma de tratar esses resíduos. São diversas possibilidades e a empresa pode elaborar um tipo de tratamento específico de acordo com seu ramo de atuação.

O mais importante é que o tratamento de efluentes é uma obrigação para que a empresa funcione dentro da legalidade. Mas, mais do que uma obrigação, seguir práticas sustentáveis e que contribuem para o meio ambiente pode ser um diferencial para a sua indústria. Investir e se preocupar com isso trará resultados positivos para todos.

Conte com a Fluid Feeder para o tratamento de efluentes

A Fluid Feeder está no mercado desde 1997 e é especialista em oferecer soluções para o tratamento de água e efluentes. Nossa empresa já atuou em setores que vão desde o ramo químico até a área têxtil e de papel e celulose. O que nos torna referência na área é a excelência no atendimento e qualidade dos nossos produtos.

Contamos com um catálogo que inclui vários modelos de dosadores de cloro, entre outros equipamentos úteis no tratamento de efluentes industriais e residenciais. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos.

    Solicitar Orçamento