Saiba quais os principais equipamentos de controle de poluição do ar - FluidFeeder

Saiba quais os principais equipamentos de controle de poluição do ar

Hoje vamos falar sobre a importância de equipamentos de controle de poluição do ar. Quaisquer emissões que resultem na alteração da atmosfera são consideradas poluição atmosférica. Portanto, os riscos e impactos causados para o meio ambiente e para a saúde humana podem ser fatais. Assim, é preciso que se conscientize sobre a necessidade desses resíduos emitidos serem tratados. 

Da mesma forma é imprescindível que o tema em si também seja tratado com seriedade por toda a sociedade. Todavia, além do engajamento por si só, falar disso é um desafio que precisa ser encarado. Faltam informações, por exemplo, e grandes dúvidas de como, por exemplo, é possível controlar a poluição do ar.

Neste intuito, a Fluid Feeder, iniciativa fundada em 1997, atua no tratamento de água e de efluentes por meio de soluções personalizadas. Assim, desde a medição, transferência e dosagem de produtos químicos sólidos, líquidos e gasosos são um compromisso da empresa. E com o objetivo de ampliar o debate e sanar dúvidas sobre o tema, devido a sua urgência, a marca propõe este texto. Saiba, a seguir, quais os principais equipamentos de controle de poluição do ar. Boa leitura!

Medidas indiretas para controlar a poluição atmosférica 

Impedir a geração do poluente pode ocorrer de duas maneiras: substituindo as matérias-primas e reagentes ou mudando os processos e operações. Na primeira, elimina-se a adição de chumbo tetraetila na gasolina. 

Além disso, utiliza-se resina sintética ao invés de borracha na fabricação de escovas de pintura, etc. Já na segunda alternativa, opta-se por operações contínuas automáticas. Ademais, sistemas completamente fechados, condensação e reutilização de vapores (indústria petrolífera), processos úmidos ao invés de secos, também são meios. 

Além disso, outras medidas podem ser tomadas, como por exemplo:

  • Diminuir a quantidade dos poluentes;
  • Diluir por meio de chaminés elevadas; 
  • Planejar o território dentro dos padrões exigidos.

Medidas diretas e equipamentos de controle de poluição do ar

  • Tratamento dos poluentes: uma das medidas diretas é a concentração dos poluentes ainda na fonte para posterior tratamento antes de lançá-los para a atmosfera;
  • Equipamentos de Controle de Poluição do Ar (EPC): como o próprio nome já diz, esses equipamentos têm a função de controlar a emissão de poluentes na atmosfera. Eles são classificados de acordo com o estado físico do poluente a princípio. Depois, essa classificação envolve alguns parâmetros, como o mecanismo de controle, o uso ou não da água, etc;
  • Equipamentos de controle de material particulado: coletores secos, coletores mecânicos inerciais e gravitacionais, coletores mecânicos centrífugos (ciclones), receptadores dinâmicos secos, filtro de tecido (filtro-manga), precipitador eletrostático seco, etc;
  • Equipamentos de controle para gases e vapores: adsorventes, absorventes, incineração de gás com chama direta, incineradores de gás catalíticos, tratamento biológico, etc;
  • Coletores úmidos: torre de spray (pulverizadores), lavador ciclônico, lavador de gases, lavadores de leito móvel, etc.

Junto com essas medidas, os equipamentos de controle de poluição do ar desempenham um papel fundamental para a preservação do meio ambiente.

Lavador de gases da Fluid Feeder

Os modelos de lavador de gases da Fluid Feeder foram desenvolvidos com o objetivo de manter o controle de poluição de ar proveniente de processos químicos e operações industriais que geram vapores e fumaças (gases poluentes), buscando assim garantir total eficiência na purificação dos gases antes da liberação na atmosfera. 

Não sabe como implementar isso em sua empresa? Contate-nos! A Fluid Feeder está a sua disposição.

    Solicitar Orçamento