Plano de controle de emissões atmosféricas industriais: como elaborar? -

Plano de controle de emissões atmosféricas industriais: como elaborar?

O plano de controle de emissões atmosféricas é fundamental para indústrias de diversos nichos. Colocá-lo em prática ajuda a sua empresa a estar de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

plano de controle de emissões atmosféricas

Assim, se você segue as orientações do órgão, garante que as emissões de sua indústria não estão prejudicando o meio ambiente nem a saúde de pessoas próximas. Levando em conta a importância do plano de controle, saiba como elaborá-lo passo a passo a seguir.

O que um plano de controle de emissões atmosféricas precisa?

Em primeiro lugar, é importante saber que o Conama instituiu mudanças recentes nos padrões do plano de controle. Entre as principais alterações está a inclusão de materiais particulados finos na lista de poluentes a serem monitorados.

De forma geral, o plano de controle de emissões atmosférica de uma empresa deve contar, obrigatoriamente, com as seguintes medidas:

  • Realizar um tratamento eficiente para eliminar substâncias poluentes das emissões;
  • Usar equipamentos de controle de poluição do ar e controle de material particulado;
  • Adequar-se as normas do Programa Nacional de Controle do AR (PRONAR) do Conama.

Como adequar a sua indústria nesses parâmetros

Para elaborar um plano de controle de emissões atmosféricas, você precisa de um profissional qualificado. Ele realizará a avalição de sua empresa e poderá indicar os equipamentos e medidas necessárias para a adequação aos parâmetros do Conama. Além disso, um especialista também pode ajudar a criar um documento com as medidas necessárias para o plano de controle.

Além disso, o principal equipamento que pode ajudar a controlar as emissões industriais é o chamado lavador de gases, o qual possui uma tecnologia para neutralizar substâncias poluentes em emissões derivadas de processos químicos, vapores e fumaças. Junto com esse item, há outros que também são bastante úteis nesse processo, como por exemplo os monitores de qualidade do ar e detectores de gases.

Algo importante que você precisa considerar é que, de acordo com o Conama, os padrões de qualidade do ar variam conforme as condições e segmentos da empresa. Assim sendo, é muito importante atentar para esses detalhes em seu estado e área de atuação.

O suporte ideal para seu plano de controle de emissões atmosféricas

Para garantir o controle da poluição e assegurar a qualidade do ar para a saúde das pessoas e do meio ambiente, conte com a Fluid Feeder. Dispomos de ampla gama de produtos voltados para tratamento e controle de gases, odores e emissões em geral.

Entre em contato conosco hoje mesmo e conheças as nossas soluções. Com certeza podemos ajudá-lo a manter os parâmetros de controle ideais para a sua empresa.

    Solicitar Orçamento