Em nossa última edição abordamos a atuação da Fluid Feeder na manutenção preventiva e preditiva; a partir do feedback de vocês, leitores desta newsletter, decidimos aprofundar o assunto neste mês de setembro.
Vale lembrar que a manutenção preventiva pode ser definida como uma ação sistemática de controle e monitoramento com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos.
A manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições nas quais saiu de fábrica. Para tanto a Fluid Feeder executa seus serviços nos contratos de manutenção por meio das etapas abaixo:
Analisar previamente a situação do sistema e dos equipamentos, através de fotos do local e conversa com o cliente ou visita técnica, para fazer uma previsão de peças e componentes que deverão ser trocados;
Além disso, a equipe de Assistência Técnica conta com Check Lists padronizados, atendendo a norma ISO 9001:2015, onde constam todos os itens que devem ser verificados no local;
Para iniciar a manutenção, é necessário primeiramente verificar com os operadores do local uma forma alternativa de manter o sistema do cliente funcionando durante o serviço de manutenção, para que não prejudique a qualidade do tratamento;
Realizar a degasagem total do sistema, no caso de manutenção em sistema de dosagem de cloro gás, ou realizar o esvaziamento do tanque, no caso de manutenção em lavador de gases;
Realizar desmontagem e limpeza geral dos componentes e equipamentos;
Prosseguir com as trocas de equipamentos e/ou peças danificadas e reparos necessários;
Realizar a remontagem do sistema após finalização dos reparos;
Finalizar com os testes de funcionamento dos equipamentos e testes de vazamento, para garantir que tudo está operando corretamente;
O sistema é entregue novamente para os operadores do cliente;
Elaborar o relatório de Check List, onde consta as peças e equipamentos trocados, os serviços executados, e recomendações de melhorias ou reparos futuros para próximas manutenções, o relatório é feito no local e assinado pelo cliente;
Após retorno da visita, é elaborado também o relatório fotográfico do serviço, e enviado ao cliente.