Manutenção preventiva amplia vida útil e diminui interrupções em ETAs - FluidFeeder

Manutenção preventiva amplia vida útil e diminui interrupções em ETAs

Protocolo desenvolvido pela Fluid Feeder e equipamentos modernos minimizam o risco de paradas indevidas e de acidentes com vazamentos

Tão importante quanto fazer uma instalação de produtos de qualidade nas estações de tratamento de água e esgoto, é fazer um contrato de manutenção preventiva com uma equipe altamente qualificada. A Fluid Feeder desenvolveu uma série de protocolos para realizar todos os serviços de manutenção preventiva e corretiva para que a rede alcance o máximo de sua vida útil.

Atualmente, o escopo dos serviços de manutenção da Fluid Feeder contempla os seguintes serviços de diagnóstico/ laudos:

  • Relatório/laudo sobre as condições operacionais;
  • Verificação se o projeto instalado está de acordo com o projeto original;
  • Avaliação do sistema quanto à sua operacionalidade e performance, por modelagem;
  • Diagnóstico/laudo com relatório de falhas e sugestões de ações para restabelecimento da operação;
  • Certificado de calibração dos instrumentos;
  • Fornecimento de PIT – Plano de Inspeção e Testes de todos os componentes.   

As vantagens de um contrato de manutenção preventiva

O contrato de manutenção preventiva permite que sejam minimizadas paradas imprevistas e o risco de acidentes com vazamentos indesejados. A frequência da manutenção varia, mas, de forma geral, pode-se considerar que uma análise mensal seja indicada após o fim do período de garantia. 

Caso venha a ocorrer uma a interrupção do funcionamento do sistema, a Fluid Feeder oferece assistência completa para que o empreendimento otimize recursos e possa retomar às atividades o quanto antes. 

Entre os diversos planos do portfólio da empresa, há contratos de gestão completa de ativos com monitoramento 24h. Outra opção são os contratos de retrofit (processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma) para sistemas de dosagem de produtos químicos líquidos e gasosos, como sistemas de exaustão, neutralização e abatimento de gases odoríferos. 

Além de serviços de manutenção, a Fluid Feeder também possui uma política personalizada de treinamentos sobre sistemas de cloração e busca transmitir toda a experiência e conhecimento técnico sobre esses sistemas aos seus colaboradores.

Experiências de sucesso: Cesan Espírito Santo e SAAE Atibaia

Um case de sucesso da Fluid Feeder nesse seguimento é o Cesan (Companhia Espírito-Santense de Saneamento), do Espírito Santo. Há dois anos são realizados serviços de renovação, reforma e substituição nas 38 unidades do sistema de controle e dosagem de cloro gás. 

Neste projeto foram incorporadas, inicialmente, diversas unidades de válvulas redutoras e reguladoras de vácuo, injetores, módulos de dosagem, detectores de vazamento de cloro, manifold completos, válvulas header, conectores flexíveis, manômetros etc. 

A execução do retrofit e das manutenções corretivas levaram cerca de três meses e, após esse período, foi desenvolvido em parceria com a Cesan um cronograma criterioso para a realização das manutenções preventivas. 

Já no SAAE (Saneamento Ambiental) Atibaia celebra-se o décimo ano de contrato, por meio do qual são executados serviços de manutenção corretiva, preventiva e preditiva. Na cidade do interior paulista, os trabalhos também começaram pelo retrofit das duas ETAs (estações de tratamentos de água) da autarquia e foi dado prosseguimento com as manutenções preventivas programadas. 

 

Para mais informações sobre os contratos manutenção preventiva e corretiva, fale com nossos consultores aqui.

    Solicitar Orçamento