Lavador de gases que recebe manutenção preventiva não dá sustos na empresa - FluidFeeder

Lavador de gases que recebe manutenção preventiva não dá sustos na empresa

Ação preventiva prolonga vida útil, não dá sustos, nem gera quebra de produção

Buscar ampliar a vida útil dos equipamentos é uma preocupação constante nas empresas. A Fluid Feeder, atenta à essa demanda, investiu ao longo dos anos na divisão de manutenção e suporte, e hoje consegue praticamente dobrar a durabilidade de seus sistemas, com destaque para o lavador de gases.

O lavador de gases é adotado, geralmente, por estações de tratamento de água e efluentes, além de outros segmentos da indústria, como fabricantes de bebidas. Trata-se de um equipamento com valor relativamente elevado, porém, sem impacto direto na produção, uma vez que seu foco é a segurança.

Portanto, seus benefícios são percebidos em situações críticas ou ainda, de forma colateral, como proteção do meio ambiente. Talvez por isso, nota-se que algumas empresas adiam o investimento em sua manutenção.

“Ele protege o ambiente e os trabalhadores, por isso, a percepção quanto à importância do investimento em manutenção é menor. Porém, pode acontecer a lei de Murphy e o equipamento falhar justo quando acontece um acidente! Daí, é possível tanto a perda de patrimônio quanto danos ao capital humano”, alerta Francisco Oliver, diretor técnico da Fluid Feeder.

É importante destacar que, embora não haja legislação determinando o uso do lavador de gases, seu uso evita a dispersão de gases poluentes na atmosfera, prevenindo despesas com multas aplicadas pelos órgãos fiscalizadores.

Como funciona a manutenção dos lavadores de gases da Fluid Feeder

Em se tratando de equipamentos ligados à segurança da empresa, o mais indicado são as manutenções preventiva e preditiva.

A manutenção preventiva busca alongar a vida útil do equipamento, diluindo ainda mais o seu custo de aquisição ao longo do tempo. Com ela é possível identificar situações de risco, evitando imprevistos na produção e/ou acidentes.

Sob o mesmo ponto de vista acontece a manutenção preditiva, nela a equipe identifica o desgaste iminente de peças e, com o aval do cliente, já separa os itens necessários e fatura o pedido.

“A manutenção preditiva monitora o desgaste dos equipamentos, por meio da avaliação do estado dos componentes. Assim, é possível alocar peças para que, ao longo do tempo, já tenhamos o material à mão para a pronta reposição,” explica Oliver.

Manutenção emergencial

Por fim, a manutenção quando surge a falha crítica ou emergência é efetuada a partir da comunicação do cliente, inclusive fora do horário comercial.

A Fluid Feeder irá deslocar a equipe mais próxima, de modo a conter os danos e limitar a interrupção das atividades do seu negócio.

Se você tem interesse em saber mais sobre os serviços de manutenção dos lavadores de gases, entre em contato agora conosco e agende uma reunião.

    Solicitar Orçamento