Entenda como funciona o tratamento de emissões atmosféricas industriais

Medidas para conter as emissões atmosféricas industriais são de extrema importância, implementar práticas sustentáveis em sua empresa é cada vez mais urgente e necessário em todas as áreas de atuação. O ser humano já sente os problemas causados pela poluição e, além disso, os recursos do nosso planeta estão cada vez mais escassos.

emissões atmosféricas industriais

Buscar alternativas para viabilizar boas práticas ambientais é um desafio que precisa ser superado por todos. Dessa forma, o tratamento de emissões atmosféricas industriais pode ser uma solução para resolver alguns dos problemas relacionados à poluição. Por isso, é importante conhecer como ocorre esse processo e seus benefícios para a indústria.

Vantagens do tratamento de emissões atmosféricas industriais

Primeiramente, é preciso explicar que existem diversas fontes de emissões atmosféricas. De forma geral, pode-se dividir essas fontes em específicas e múltiplas. As fontes múltiplas podem ainda ser fixas ou móveis. Os veículos automotores são exemplos de fontes móveis.

Já as fontes específicas são fontes que ocupam uma área específica, limitada, e por isso, é mais fácil uma avaliação individual. Assim, as indústrias são os principais exemplos de fontes específicas de emissões atmosféricas.

Tratar essas emissões é fundamental, principalmente para indústrias envolvidas em processos químicos. Isso traz diversas vantagens para a indústria e, claro, para o planeta:

  • Redução da poluição, cumprindo com todas as normas ambientais;
  • Eliminação de odores que são incômodos para toda a comunidade e funcionários;
  • Aumento da competitividade no mercado, já que indústrias preocupadas com o meio ambiente possuem um grande diferencial;
  • Adequação às normas internacionais, abrindo um novo leque de possibilidades para a indústria.

Vale destacar que cada indústria deve possuir um projeto exclusivo para viabilizar o tratamento das emissões atmosféricas. Isso porque o projeto deve se adequar à fatores específicos, como os tipos de gases gerados, capacidade, concentração, entre outros.

Como se realiza esse processo

O tratamento das emissões atmosféricas industriais é feito de acordo com métodos e técnicas mais eficientes para cada tipo de indústria e processo. De forma geral, existem 3 tipos de tecnologias:

  • Filtragem: pode ser realizada por meio de eliminadores de névoas e filtros.
  • Absorção: pode ocorrer por meio de lavadores de gases químicos ou biológicos.
  • Adsorção: realizada pelo carvão ativado, ou outros meios sólidos adsorventes.

Cada uma dessas tecnologias possui suas vantagens e desvantagens, e podem apresentar relações de custo-benefício diferentes dependendo das características de cada processo. Por isso, é essencial elaborar um projeto detalhado e consultar os melhores especialistas.

Solicitar Orçamento

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital