Controle de odores industriais é política preventiva para as indústrias mais bem-sucedidas - FluidFeeder

Controle de odores industriais é política preventiva para as indústrias mais bem-sucedidas

A prática evita causar mal-estar a colaboradores e vizinhança, além de manter a empresa em dia com a legislação ambiental e a política de ESG

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça pode virar uma denúncia nas redes sociais. Quem é empreendedor sabe que tem muito mais fumaça do que fogo por aí, mas o público em geral não costuma conceder o benefício da dúvida. E na era do cancelamento, problemas com odores industriais são um tema crítico. A Fluid Feeder está pronta para ajudar sua empresa a purificar sua planta e ganhar pontos com a vizinhança.

É preciso admitir que maus odores podem sim causar bastante mal-estar aos colaboradores e à vizinhança. 

O sulfeto de hidrogênio (H2S), por exemplo, tem um cheiro semelhante ao de ovo podre e é tão corrosivo que danifica até o concreto e estruturas metálicas internas.

Se a concentração do gás sulfídrico for superior a 5 mg/m³ o ser humano sente irritação nos olhos e para níveis superiores a 70 mg/m³ existe risco de severos danos oftalmológicos e até neurológicos. 

Isto posto, a fiscalização pelos órgãos ambientais brasileiros é constante e, muitas vezes, parte de denúncias, inclusive anônimas. 

A prática desses órgãos consiste em fazer uma vistoria e, se constatada a veracidade da acusação, exigir a elaboração e o cumprimento de um plano de ajustes. É importante observar que a administração pública também fará o acompanhamento do acordado.

“Recentemente, fizemos uma ação com uma indústria química que havia sido notificada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) por ácido clorídrico, a partir de uma denúncia anônima. Eles compraram um sistema de lavagem de gases. Algum vizinho sentiu o mau cheiro e fez uma denúncia ao Ministério Público”, comenta Francisco Oliver, diretor técnico industrial da Fluid Feeder.

Ignorar os resultados de uma vistoria e não tomar ações para retificar o que for visto em desacordo com as normas ambientais pode causar até o embargo da empresa!

Porém, se o caso cai na mídia ou nas redes sociais, mesmo sem que tenha havido algum acidente, a empresa tem sua imagem depreciada tanto em valor de mercado, quanto em capital social em questão de horas! 

Em resposta a esse desnecessário “cancelamento” comercial, a preocupação com a política de ESG (em português, “meio ambiente, social e governança) está mais ativa e veio para ficar. Por isso, sair na frente e evitar desgastes desse tipo, mais do que compensa.

Como funciona o trabalho da Fluid Feeder

Em casos de emissão de odores ou sua prevenção, a Fluid Feeder elabora um diagnóstico detalhado para identificar as necessidades do cliente e traçar, juntamente com ele, um plano de ação. 

A empresa trabalha com detectores de gases; monitores de qualidade do ar e da água; bombas dosadoras, úteis para dosagem de produtos químicos para tratamento de água, por exemplo; lavadores de gases etc.

Além disso, a Fluid também ministra cursos e treinamentos para que sua equipe domine o funcionamento dos sistemas e equipamentos por ela fornecidos. 

Todos os produtos e serviços estão disponíveis para entrega em todo Brasil. Vale destacar que a Fluid Feeder está apta para oferecer financiamentos via BNDES e outras instituições financeiras.

Para mais informações sobre produtos, serviços e formas de financiamento, entre agora em contato com um dos nossos especialistas e agende uma reunião. 

    Solicitar Orçamento