Estudos indicam urgência de novas tecnologias para o saneamento
Imprensa Publicado em 30/07/2024Alto desperdício na distribuição de água e não-aproveitamento de rejeitos do esgoto tratado são importantes pontos...
No dia 11 de junho foi comemorado o Dia do Educador Sanitário, e em um cenário composto por dados alarmantes a cerca do saneamento básico no Brasil, essa profissão se torna cada dia mais necessária.
Este profissional é de extrema importância para a orientação da população em relação aos cuidados higiênicos e sanitários, visando prevenir problemas de saúde e evitar situações de calamidade pública.
Além disso, os Educadores Sanitários possuem um conhecimento profundo sobre a realidade da saúde pública no país, o que os torna peças chave para a implementação de políticas eficazes de saneamento básico.
Os dados alarmantes sobre o saneamento básico no Brasil, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico Brasileiro 2022, revelam uma realidade preocupante: aproximadamente 49 milhões de brasileiros não têm acesso adequado ao esgotamento sanitário e 4,8 milhões de pessoas vivem sem água encanada.
Estes números demonstram que, apesar do progresso em algumas áreas, o Brasil ainda enfrenta um déficit significativo em termos de infraestrutura de saneamento.