Setor de saneamento acelera para atender o marco do saneamento - FluidFeeder

Setor de saneamento acelera para atender o marco do saneamento

A área de infraestrutura no Brasil segue produzindo em ritmo forte e o setor de saneamento básico se prepara para encarar as metas do novo marco legal: ampliar o fornecimento de água para 99% da população e a coleta de esgoto para 90% dos brasileiros até 2033. A Fluid Feeder está pronta para contribuir com essa missão. 

Agora, “já está havendo mais investimentos e mais demanda por cloro e soda. Essa guerra da Rússia pode afetar o mundo todo, principalmente os países emergentes. Mas, estamos na Fluid trabalhando com uma previsão de crescimento da ordem de 5 a 10%”, relata Francisco Oliver, diretor técnico industrial da Fluid Feeder.

Essa expectativa é compartilhada pelos órgãos públicos, como o BNDES que, considerando os leilões do setor, trabalha com uma perspectiva de crescimento, com maior demanda, inclusive, por produtos químicos.

“Já houve aumento da demanda por materiais para tubulações e muitas empresas fecharam ou quebraram nos últimos anos”, comenta Oliver. O segmento, porém, aposta na ocupação da capacidade ociosa para encarar o desafio.

E diante do aumento do preço dos insumos no mercado externo, a Fluid Feeder tem buscado novos fornecedores e condições mais acessíveis para atender a demanda de seus clientes.   

Como exemplo, Oliver cita o caso de um insumo a base de magnésio antes importado dos EUA e que agora deverá ser comprado da China, ainda que em maior quantidade.

“Vamos buscar opções para segurar os preços ao máximo e fazer frente a uma eventual falta de produtos”, garante o diretor.

Meta de universalização do saneamento é atingível

Embora a meta de universalização seja ambiciosa, já temos alguns municípios, como a capital São Paulo, Campinas, Sorocaba e Indaiatuba (todas no interior paulista), que se não atingiram, já estão muito próximos desse resultado.

E, nesse sentido, o próprio marco do saneamento trouxe mecanismos para que outras cidades atinjam o mesmo índice, mesmo se possuírem menor renda.

Além da opção de contratar as empresas por licitação individualmente, o marco prevê a contratação de forma regionalizada.

Isso permite que municípios, a princípio menos atrativos para a iniciativa privada, consigam atender sua população por meio de um consórcio com outras cidades, por exemplo.

A Fluid Feeder atende autarquias, estatais e empresas privadas por meio do fornecimento de equipamentos e sistemas para controle e dosagem de produtos químicos, lavagem de gases e controle de odores, além de serviços de instalação, manutenção, assistência técnica e treinamento.

“Fabricamos os equipamentos, vendemos insumos e oferecemos treinamento. Podemos oferecer a solução completa”, garante Oliver.

Esses produtos e serviços podem ser adquiridos via BNDES, FIDC (fundos de investimento em direito creditório) do Banco do Nordeste, carteira de financiamento, entre outros.

Assim, vale destacar que a Fluid Feeder atende todo o Brasil. Para mais informações a respeito de produtos, serviços e opções de financiamento, fale agora com um dos nossos consultores.

    Solicitar Orçamento